quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Silverchair: "Neon Ballroom", o diário real da banda

 


Silverchair: "Neon Ballroom", o diário real da banda


Não é sempre que três adolescentes conquistam o mundo da música já no primeiro álbum. Mas foi exatamente o que aconteceu com a banda australiana de Rock chamada Silverchair, logo após o lançamento de seu trabalho de estreia, o Frogstomp (1995). Aqui a banda explorava letras que falavam sobre a adolescência e a vida de garotos não populares, além de trazer temas mais maduros sobre guerras e conflitos também.

Com a formação que contou com Daniel Johns na guitarra e nos vocais, Chris Joannou no baixo e Ben Gillies na bateria, a banda lançou os álbuns Frogstomp (1995), Freak Show (1997), Neon Ballroom (1999), Diorama (2002) e Young Modern (2007), sendo os três primeiros os maiores sucessos da banda.

O trabalho da banda é considerado um Post-Grunge, muito pelas suas influências que vinham de bandas de Seattle da primeira década de 90. Além disso, o trabalho do SIlverchair ainda contava com influências de Stoner Rock e Doom Metal, trazendo riffs densos e influências também de bandas como Black Sabbath. Essa mistura fez com que a banda atingisse uma sonoridade quase única, sendo intensa, técnica e melódica.

É claro que uma exposição direta e alta com a fama logo na adolescência mexeu bastante com o psicológico dos garotos que tentavam conciliar a fama com os estudos, uma vez que ainda estavam na escola quando começaram a ter sucesso na música.



O álbum
Neon Ballroom (1999) é o mais diferente da primeira fase da banda: aqui a banda explorou novas temáticas e novas sonoridades, deixando um pouco de lado aquele som mais cru e intenso presente nos dois primeiros trabalhos. No terceiro álbum podemos notar mais trabalhos com teclados, novas temáticas e novas sonoridades, deixando o disco mais bem trabalhado.

Porém, isso não veio por acaso: Daniel Johns considera o álbum um trabalho conceitual da banda, uma espécie de "diário musical". Segundo ele, o trabalho relatou com detalhes os problemas vividos pelos músicos da banda durante aquele período. Sendo assim, a banda explorou uma sonoridade mais experimental neste trabalho, sendo um disco bem diferente do que a banda havia feito até então.

Uma situação que deixa essa situação de "diário" bem explícita é a letra de Ana's Song. A música fala sobre anorexia, doença que o vocalista Daniel Johns enfrentou em sua juventude. A letra trata como se a doença fosse uma pessoa que destruísse a vida do eu-lírico e a banda conseguiu expressar bem os sentimentos do vocalista diante dessa difícil situação.

Após este álbum, a banda entrou em uma nova fase, onde começou a explorar sons ainda mais diferentes, flertando até com a Música Eletrônica em muitos momentos. O Silverchair entrou em hiato em 2011, mas Daniel Johns já deu declarações que a banda não volta mais.




Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge



Direção Alternativa
(Programa de Web Rádio)



Rock Music Blog



Roadie Metal




Marã Música




Blog Música Boa





Kuka Web Rádio




Web Rádio Rock Freeday


APOIO



Helton Professor




GALERIA ALTERNATIVA



Hell Camisetas


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário