O Grunge chegou avassalador e mudou a história da música entre o fim dos anos 80 e início dos anos 90. Além de mudar a forma de consumir música e trazer um olhar mais voltado para o underground, as bandas de Seattle também influenciaram diretamente bandas que vieram em seguida, no fim dos anos 90 e nos anos 2000. A essas bandas deram o nome de Post-Grunge.
O Post-Grunge é aquele estilo que traz as influências do Grunge em sua essência: alternância de peso e melodia, melancolia, refrão marcante e estrutura simples. Mesmo que o Grunge não seja um trabalho homogêneo e cada banda tenha sua característica, existem alguns pontos em comum ali e alguns deles seguiram nos trabalhos que vieram em seguida.
Mas, a verdade é que o Grunge foi extremamente importante para a música, principalmente com a chegada do Nevermind (1991) do Nirvana, mas e o Post-Grunge, tem alguma relevância?
O fato é que várias bandas que surgiram entre o meio dos anos 90 e anos 2000 serviram de "porta de entrada" para que muitos ouvintes começassem a conhecer o Rock. Bandas como Silverchair, Foo Fighters, Creed, Bush, Incubus, Nickelback e Seether foram importantes para a cena, tanto para manterem algumas características do Grunge vivas, como para mostrarem ao mundo que o Rock ainda tinha relevância na cena mainstream.
-------------------
Se você estiver procurando uma camiseta de Rock e de qualidade, basta acessar o site da Hell Camisetas: hellcamisetas.com
O Foo Fighters, por exemplo, foi extremamente importante para a música e segue fazendo shows pelo mundo e lançando bons trabalhos. Dave Grohl renasceu: com o Nirvana fazia festivais enormes e com o Foo Fighters no início estava fazendo turnês com uma van. Ele renasceu e mostrou seu talento de compositor, guitarrista e frontman. A banda segue sendo enorme na cena do Rock.
Bandas como Creed e Nickelback também tiveram sua relevância. No início, trouxeram sons mais intensos e pesados, alternando melancolia e boas melodias, mas, ao descobrirem a "fórmula do sucesso", mantiveram seu estilo de hits, deixando a sonoridade mais intensa para faixas "lado B". Foi uma estratégia ousada que trouxe bastante dinheiro para a banda, mas que afastou alguns amantes do Rock mais radicais. O Nickelback é uma bandas bandas que mais vendeu discos e o Creed teve muita relevância no início dos anos 2000, aparecendo com frequência na MTV e fazendo shows pelo mundo.
Bush é outro exemplo de projeto que segue em atividade fazendo shows pelo mundo. A banda lançou bons discos, segue relevante na música e sabe alternar muito bem peso e melodia.
Days of the News também conquistou seu público e fez isso com uma proposta ousada: utilizando violões, boas melodias e uma voz marcante.
O Seether conseguiu ser relevante mesmo vindo de um país onde o mainstream não procura muitos artistas: África do Sul. Furando a bolha local, a banda conseguiu lançar bons álbuns, fazer boas parcerias e se consolidou no mainstream nos anos 2000.
A verdade é que o período contou com bandas relevantes que lançaram boa música. As bandas foram muito importantes tanto para manter o Rock em evidência na mídia como para servir de "porta de entrada" para pessoas que começaram a ouvir Rock.
O Rockstage Talks do canal Rockstage do Youtube trouxe essa questão em seu vídeo. Além de falar um pouco sobre as bandas, os integrantes do site apresentaram indicações de músicas e de álbuns do segmento. Clique abaixo e confira!
Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA