quarta-feira, 16 de abril de 2025

Post-Grunge: o estilo é relevante para o Rock?

 

Post-Grunge: o estilo é relevante para o Rock?

O Grunge chegou avassalador e mudou a história da música entre o fim dos anos 80 e início dos anos 90. Além de mudar a forma de consumir música e trazer um olhar mais voltado para o underground, as bandas de Seattle também influenciaram diretamente bandas que vieram em seguida, no fim dos anos 90 e nos anos 2000. A essas bandas deram o nome de Post-Grunge.

O Post-Grunge é aquele estilo que traz as influências do Grunge em sua essência: alternância de peso e melodia, melancolia, refrão marcante e estrutura simples. Mesmo que o Grunge não seja um trabalho homogêneo e cada banda tenha sua característica, existem alguns pontos em comum ali e alguns deles seguiram nos trabalhos que vieram em seguida.

Mas, a verdade é que o Grunge foi extremamente importante para a música, principalmente com a chegada do Nevermind (1991) do Nirvana, mas e o Post-Grunge, tem alguma relevância?

O fato é que várias bandas que surgiram entre o meio dos anos 90 e anos 2000 serviram de "porta de entrada" para que muitos ouvintes começassem a conhecer o Rock. Bandas como Silverchair, Foo Fighters, Creed, Bush, Incubus, Nickelback e Seether foram importantes para a cena, tanto para manterem algumas características do Grunge vivas, como para mostrarem ao mundo que o Rock ainda tinha relevância na cena mainstream.


-------------------

Se você estiver procurando uma camiseta de Rock e de qualidade, basta acessar o site da Hell Camisetas: hellcamisetas.com

Hell Camisetas


----------------------------------------

O Foo Fighters, por exemplo, foi extremamente importante para a música e segue fazendo shows pelo mundo e lançando bons trabalhos. Dave Grohl renasceu: com o Nirvana fazia festivais enormes e com o Foo Fighters no início estava fazendo turnês com uma van. Ele renasceu e mostrou seu talento de compositor, guitarrista e frontman. A banda segue sendo enorme na cena do Rock.



Bandas como Creed e Nickelback também tiveram sua relevância. No início, trouxeram sons mais intensos e pesados, alternando melancolia e boas melodias, mas, ao descobrirem a "fórmula do sucesso", mantiveram seu estilo de hits, deixando a sonoridade mais intensa para faixas "lado B". Foi uma estratégia ousada que trouxe bastante dinheiro para a banda, mas que afastou alguns amantes do Rock mais radicais. O Nickelback é uma bandas bandas que mais vendeu discos e o Creed teve muita relevância no início dos anos 2000, aparecendo com frequência na MTV e fazendo shows pelo mundo.

Bush é outro exemplo de projeto que segue em atividade fazendo shows pelo mundo. A banda lançou bons discos, segue relevante na música e sabe alternar muito bem peso e melodia.



Days of the News também conquistou seu público e fez isso com uma proposta ousada: utilizando violões, boas melodias e uma voz marcante. 

O Seether conseguiu ser relevante mesmo vindo de um país onde o mainstream não procura muitos artistas: África do Sul. Furando a bolha local, a banda conseguiu lançar bons álbuns, fazer boas parcerias e se consolidou no mainstream nos anos 2000.

A verdade é que o período contou com bandas relevantes que lançaram boa música. As bandas foram muito importantes tanto para manter o Rock em evidência na mídia como para servir de "porta de entrada" para pessoas que começaram a ouvir Rock.

O Rockstage Talks do canal Rockstage do Youtube trouxe essa questão em seu vídeo. Além de falar um pouco sobre as bandas, os integrantes do site apresentaram indicações de músicas e de álbuns do segmento. Clique abaixo e confira!





Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge



Direção Alternativa
(Programa de Web Rádio)



Rock Music Blog



Roadie Metal




Marã Música




Blog Música Boa





Kuka Web Rádio




Web Rádio Rock Freeday


APOIO



Helton Professor




GALERIA ALTERNATIVA



Hell Camisetas


 

terça-feira, 15 de abril de 2025

Planoreal: banda de Hardcore lança séries de Vídeos em seu canal do YouTube

 


Planoreal: banda de Hardcore lança séries de Vídeos em seu canal do YouTube


A banda de Hardcore chamada Planoreal está lançando uma série de vídeos com performances ao vivo em seu canal do Youtube. A série de doze vídeos começou a ser lançada no dia 07 de abril. O DVD foi gravado no estúdio Foska no dia 01 de fevereiro, dia do lançamento do álbum Nativos da Era da Mentira. Com uma plateia calorosa formada por fãs da banda, o DVD conta com todas as faixas do álbum apresentadas na mesma sequência.

Confira o álbum na íntegra clicando abaixo!




Fundada em 2021 com outro nome, a banda não tinha nenhuma definição estética ou musical. Mesmo assim, os músicos começaram a tocar em Joinville, apresentando repertórios de covers variados.

Após um ano de desentendimentos sobre a continuidade do projeto, João (vocalista atual, que na época era baixista) e a ex-vocalista Sofia assumiram a responsabilidade pela banda, devido à saída de todos os outros integrantes. Foi então que decidiram criar músicas autorais e se tornar uma banda de Hardcore, mantendo-se firmes nessa proposta até hoje.

Com João assumindo os vocais, o Planoreal se consolida como uma das grandes promessas do Hardcore. Agora, para divulgar melhor seu trabalho, a banda lançará alguns vídeos em seu canal oficial do Youtube. 


Confira tosas as datas de lançamento:

07/04 - Espelho
09/04 - Autocracia domiciliar
11/04 - Vermelho sangue
14/04 - Nada
16/04 - Vida longa ao designados a não sonhar
18/04 - Verdade absoluta memória afetiva sentido da vida
21/04 - Massive suicide
23/04 - Inevitável acontece
25/04 - Queimarei
28/04 - Cicatrizes
30/04 - Crônicas do eu passado + soco na cara
02/05 - Neo-ocio contemporio

Para conferir todos os vídeos já lançados e ainda conferir os próximos, você só precisa acessar o canal da banda no Youtube: Planoreal no Youtube (clique aqui).

 



Para saber mais sobre a banda, basta clicar nos links abaixo.

Instagram
Spotify


Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge



Direção Alternativa
(Programa de Web Rádio)



Rock Music Blog



Roadie Metal




Marã Música




Blog Música Boa





Kuka Web Rádio




Web Rádio Rock Freeday


APOIO



Helton Professor




GALERIA ALTERNATIVA



Hell Camisetas


sexta-feira, 4 de abril de 2025

Los Hermanos: a atitude polêmica que consolidou a banda

 


Los Hermanos: a atitude polêmica que consolidou a banda


Los Hermanos é uma banda que inspira reações distintas nas pessoas: ao mesmo tempo que uns a odeiam e falam mal do trabalho, a banda lota estádios no Brasil até os dias de hoje quando decide se juntar. Mas, afinal, o que a banda fez para conquistar todo este sucesso e ainda ser odiada por muitos?

Diferente de outros trabalhos de bandas que alcançaram o mainstream por estarem "na moda", o Los Hermanos criou, ao longo da carreira, uma sonoridade própria e um estilo único. Afinal, até a banda surgir, existia algo parecido com o que os músicos faziam no Brasil e até no mundo?

A banda ficou conhecida por causa de uma música (o hit "Anna Júlia"), mas isso chegou a frustrar os músicos, mesmo com todo sucesso: a faixa estava bem longe de representar a essência e a sonoridade que queriam apresentar.

O canal de Júlio Ettore fez um vídeo bem detalhado falando sobre como a banda conquistou bastante público e falando sobre essa relação de amor e ódio com as pessoas.



Você pode até não gostar do trabalho dos Los Hermanos, mas que eles souberam fazer um bom trabalho de divulgação e de afirmação da "marca", isso é inegável.

Fazer sucesso já no primeiro disco como eles fizeram não é para qualquer um. Além disso, muitas bandas tentariam repetir o sucesso apostando em uma fórmula parecida ou sonoridade próxima nos próximos discos. A verdade é que o Los Hermanos fez o oposto disso.

Mesmo tendo sua música tocada de forma exaustiva nas rádios e até em festas de outros gêneros (como Axé, por exemplo), a banda optou por seguir outro caminho: apostar em uma sonoridade que transparecesse de forma real a sonoridade que a banda queria passar, mesmo que, com isso, não atingissem novamente o mesmo sucesso alcançado por "Anna Júlia".

Sendo assim, em vez de novos hits com letras fáceis e refrãos marcantes, a banda optou por textos mais elaborados, músicas, muitas vezes, sem refrão; além, também, de apostar na divulgação via internet e shows menores e mais introspectivos. Ao trocarem as grandes arenas por pequenos palcos, a banda se aproximou dos fãs, tornando a relação mais íntima. Assim, o público começou a entender melhor o que a banda queria mostrar em seu trabalho e começou a se manter ainda mais fiel aos músicos. Com o tempo, o público voltou a crescer, só que dessa vez mais engajado e mais conectado com a banda.

No início, a banda trazia uma sonoridade voltada para o Hardcore, mas com influências de Samba e de Ska. Com esse estilo, eles eram bem respeitados na cena underground. Porém, com o sucesso de "Anna Júlia", foram considerados "traidores do movimento". O engraçado é que nem um e nem outro estilos tinham a ver realmente com o que a banda viria mostrar futuramente.


O álbum de estreia do Los Hermanos trouxe uma sonoridade que misturava elementos de Hardcore com marchinhas de carnaval. Sendo assim, quem comprou o disco por causa de "Anna Júlia" e até por causa de "Primavera" pode ter se decepcionado bastante por perceber que essas canções mais voltadas para o Pop não representavam fielmente a proposta do projeto.

A banda passou pela mesma situação (em proporções menores, é claro) que passaram o Nirvana e o Pearl Jam: após terem um sucesso absurdo com um disco, a gravadora esperava um trabalho parecido em seguida, buscando ter o mesmo lucro que teve com o trabalho anterior. Porém, assim como as bandas de Seattle, o Los Hermanos decidiu ir por um caminho diferente e mostrar uma sonoridade que soasse verdadeira, que soasse real e que transmitisse a essência dos músicos.

A briga foi tão intensa que a gravadora, ao ouvir o esboço do que viria a ser o segundo álbum da banda, obrigou o Los Hermanos a regravar o trabalho, a refazer as músicas. A banda se recusou. O trabalho passou por uma nova mixagem e nova masterização para tentar soar um pouco mais Pop, mas realmente a banda apostou em um estilo bem diferente de seu trabalho de estreia.



A gravadora não entendeu, mas essa atitude foi o que consolidou o Los Hermanos na cena musical: quem gostou de como a banda seguiu, começou a consumir tudo o que a banda fazia, de uma forma genuína e intensa.

O segundo disco da banda se chama Bloco do Eu Sozinho (2001) e ali a banda realmente começou a mostrar uma sonoridade mais próxima do que viria a ser o Los Hermanos. Diferente do Hardcore do primeiro trabalho e ainda mais distante de baladas fáceis como "Anna Júlia", o trabalho fala sobre cuidar do próprio nariz, sobre a ressaca de estar sozinho depois de um momento agitado (carnaval, por exemplo) e sobre cuidar de si próprio. As letras desse álbum começaram a ser mais relatos em prosa, sem refrãos fáceis a todo momento.

Com essa atitude, o Los Hermanos se consolidou na cena do Rock brasileiro trazendo cada vez mais fãs (e também "haters") com o passar do tempo. De qualquer forma, é inegável dizer que a banda atingiu o sucesso.




Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge



Direção Alternativa
(Programa de Web Rádio)



Rock Music Blog



Roadie Metal




Marã Música




Blog Música Boa





Kuka Web Rádio




Web Rádio Rock Freeday


APOIO



Helton Professor




GALERIA ALTERNATIVA



Hell Camisetas


 

Rikky Sainn: músico lança “Leave Everything Behind”

 


Rikky Sainn: músico lança “Leave Everything Behind”

O músico brasileiro Rikky Sainn lança o mais novo single chamado Leave Everything Behind (2025). A faixa chega acompanhada de um bom lyric video.

Ouça o novo single clicando abaixo.


O single reafirma sua identidade sonora com um trabalho de Rock bem intenso e carregado de emoção.


A faixa traz um instrumental pesado e vocais que transitam entre a dor e a determinação, explorando a temática de relacionamentos tóxicos e da luta para se libertar.

 

André Michel - crítico musical da Rockstage

Nascido em Petrópolis - RJ, Rikky foi influenciado desde a infância por bandas como The Beatles e Kiss, evoluindo para o grunge de Alice In Chains e Soundgarden e o hard rock de The Cult e Mötley Crüe. Desde o ano de 2020, ele tem centralizado seu projeto como cantor, compositor, guitarrista e baixista, acumulando mais de 100 mil audições nas plataformas digitais e parcerias com nomes como Danni Distler e Nils Goldschmidt, da banda Velvet Chains.

Leave Everything Behind traz riffs marcantes e um groove intenso, canalizando a fúria e o desespero característicos do Grunge e do Hard Rock.

A letra apresenta um conflito interno de forma crua e direta, com um refrão repetitivo que reflete o desejo de escapar e recomeçar. Temas como saúde mental são explorados na letra. Na ponte, ocorre um ponto de virada, onde o protagonista se recusa a seguir um roteiro que não é seu, abraçando a liberdade que tanto deseja para si.

Disponível temporariamente apenas no Youtube e no Bandcamp, Leave Everything Behind (2025) fortalece a trajetória de Rikky Sainn e sua autenticidade dentro do Rock Alternativo, conectando-se com ouvintes que buscam expressar suas próprias batalhas e superações.

Leave Everything Behind ainda não tem previsão de lançamento nos serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music e Deezer.




Siga Rikky Sainn nas redes sociais.





Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge



Direção Alternativa
(Programa de Web Rádio)



Rock Music Blog



Roadie Metal




Marã Música




Blog Música Boa





Kuka Web Rádio




Web Rádio Rock Freeday


APOIO



Helton Professor




GALERIA ALTERNATIVA



Hell Camisetas