Todo início de banda tem um momento marcante que define se o projeto seguirá em frente ou não. Com o Nirvana não foi diferente e esse momento tem nome: Spank Thru.
Kurt Cobain conheceu o Punk Rock por causa de Buzz Osborne, líder da banda Melvins e amigo pessoal do líder do Nirvana. Kurt até tentou entrar para a banda do amigo, mas acabou não sendo aceito. Quis então formar sua própria banda e convidou seu amigo Krist Novoselic para isso.
Krist recusou várias vezes o convite, não sabia se o projeto iria adiante. Porém, quando Kurt mostrou uma demo que gravou com gravador de sua tia Mary, Novoselic se surpreendeu com uma música. A faixa era Spank Thru, música que nunca saiu oficialmente em álbuns do Nirvana, mas que esteve sempre presente em shows e algumas versões ao vivo podem ser encontradas também.
Spank Thru significou para o Nirvana o momento de fazer acontecer, o momento que decidiram levar o projeto a sério. A banda não tinha nome fixo e nem baterista fixo ainda, mas o núcleo firmado em Kurt e Krist seguia ensaiando regularmente e queriam fazer o projeto alcançar o sucesso.
A música começa tranquila e logo ganha a intensidade e agressividade do Punk Rock do Nirvana. O que no início parecia uma baladinha de amor, se mostra um trabalho raivoso, intenso e agressivo; virtudes presentes em toda a obra da banda.
Quando Krist ouviu esse single decidiu aceitar o convite de Kurt e isso foi muito importante para a banda. Ter alguém de confiança e que iria ser seu "braço direito" era o que Cobain precisava para seguir criando novos materiais e lutar pelo sonho de ser músico.
A amizade dos dois seguiu firme até pouco tempo antes de Kurt ir embora. Por questões financeiras que envolviam os direitos criativos da banda, os amigos, antes inseparáveis, passaram a ter um contato mais distante. De qualquer forma, o que a banda fez será eternizado no mundo artístico e no meio musical e Spank Thru sempre será lembrada por ser o início de tudo isso, além de ser uma música bem querida pelos fãs.
Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA









Nenhum comentário:
Postar um comentário