quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Titãs: a banda e o flerte com o Grunge em "Titanomaquia"

 


Titãs: a banda e o flerte com o Grunge em "Titanomaquia"



A década mais importante para o Rock no Brasil foi a década de 80. Nesse período, grandes bandas surgiram por todo o país. Porém, é inegável que os amantes de Rock achavam estranho quando compravam os discos de suas bandas preferidas e não ouviam aquela intensidade das guitarras igual aos de bandas estrangeiras ou até iguais às das apresentações ao vivo. E isso realmente aconteceu muito no Brasil.

O país não foi moldado pelo Rock, sempre foram outros estilos que ditaram as regras por aqui, principalmente a MPB. Sendo assim, as gravações aqui soavam bem mais amenas do que os shows ou do que as bandas queriam que fosse.

Os Titãs já haviam gravados bons álbuns com bastante intensidade nos anos 80, principalmente trabalhos como Cabeça Dinossauro (1986) e Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987). Mas, mesmo assim, a mixagem desses trabalhos não conseguiu entregar exatamente o que a banda apresentava ao vivo: agressividade.

Com a virada para os anos 90 e o sucesso do Nevermind (1991) do Nirvana tocando em várias rádios no Brasil, bandas daqui começaram a ganhar um respaldo maior para deixarem seus sons mais agressivos. Nessa época, o Barão Vermelho lançou Supermercados da Vida (1992) e Carne Crua (1994) por exemplo. Então, os Titãs vieram com um disco que trouxe uma sonoridade bem intensa e agressiva: o Titanomaquia (1993).

Contando com músicas como Será que é isso que eu necessito, Nem Sempre se pode ser Deus, Hereditário e Disneylândia, esse disco trouxe uma sonoridade que flertava com elementos do som que estava fazendo sucesso nos EUA, principalmente de bandas surgidas do entorno de Seattle. Para que o som trouxesse essa referência mais acentuada, a banda fez a produção com Jack Endino, produtor responsável pelo Bleach (1989) do Nirvana, além de discos do Mudhoney e também do Soundgarden.

O Titanomaquia (1993) não vendeu tanto quanto discos anteriores, mas segue sendo referência para a banda quando estamos falando de sonoridade agressiva. O álbum trouxe uma mixagem bem intensa e mostrou o que a banda era capaz de fazer com uma boa produção. A banda flertou com o Grunge nesse disco e registrou grandes músicas que são referências do estilo até os dias de hoje.




Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge





Blog Música Boa





Kuka Web Rádio





APOIO



Helton Professor





Hell Camisetas


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Breno Dallas: ouça "Pensamento", novo single do músico

 


Breno Dallas: ouça "Pensamento", novo single do músico


O músico Breno Dallas chega com seu mais novo single. O nome do trabalho é Pensamento (2025) e você já pode ouvi-lo em todas as plataformas digitais.

Ouça o single Pensamento (2025) agora mesmo clicando abaixo.



A música traz uma sonoridade de Rock com bastante groove e com nuances diferentes ao longo da faixa. O trabalho traz influências de Funk Rock, Classic Rock e também de Rock Alternativo. A melodia é leve e muito bem levada pela voz, sendo acompanhada pelo ótimo riff de guitarra.

A letra é existencialista e questionadora: qual é o limite do ser humano de pensar? Será que pensamos demais? A reflexão é marcante e apoiada pelas diferentes nuances da música que refletem as oscilações de humor e de pensamento das pessoas.

O single fará parte do próximo álbum do músico, trabalho que será lançado em breve.



Para saber mais sobre a carreira de Breno Dallas, basta clicar nos links abaixo.

Instagram
Spotify








Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge





Blog Música Boa





Kuka Web Rádio





APOIO



Helton Professor





Hell Camisetas


Pearl Jam: a maldição de "Alive"

 


Pearl Jam: a maldição de "Alive"



Você, com certeza, já ouviu e até cantou junto o refrão dessa marcante música lançada pelo Pearl Jam, a Alive. Mas, o que talvez você não saiba é que ela não se trata de uma comemoração pela vida ou gratidão; o que Eddie Vedder na verdade estava dizendo é que estar vivo, para ele, era uma maldição.

A letra da música não é toda autobiográfica. Além disso, ela se junta com Once e Foot Steps e todas juntas formam uma trilogia, uma história contada em três partes. Porém, a motivação dessa letra pode ter sido algo vivido pelo próprio Eddie quando ainda era jovem.

Acontece que ele não se dava muito bem com seu pai. Porém, depois de um tempo, sua mãe veio lhe contar que aquela pessoa com quem Eddie viveu até aquele momento era, na verdade, seu padrasto. Isso foi um certo alívio para ele, porém o pior ainda viria: seu pai verdadeiro estava morto.




Vedder até chegou a conhecê-lo, mas não sabia que se tratava de seu verdadeiro pai. A dor que ele sentiu foi muito grande porque ele não teve a oportunidade de conviver com ele. Ele até chegou a conhecê-lo tendo sido apresentado como um "amigo da família", porém foi um contato distante.

Para deixar a identificação entre os dois ainda mais marcante: o verdadeiro pai de Eddie era músico e tinha algumas faixas lançadas em vinil; Vedder teve acesso às músicas e até fez uma homenagem a seu pai em um de seus trabalhos solos.

O lado positivo dessa história é que, ao ver o público cantando a plenos pulmões esse refrão, Vedder deu-lhe um novo significado: era sim uma bênção estar vivo, apesar de tudo. Hoje, a música para ele tem uma nova sensação e uma nova mensagem. Nada vai apagar a dor que ele sentiu quando soube de tudo, mas estar vivo e poder contar essa história e viver sua vida fazendo algo que ama pode ser um ótimo capítulo a ser vivido.





Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge





Blog Música Boa





Kuka Web Rádio





APOIO



Helton Professor





Hell Camisetas


terça-feira, 21 de outubro de 2025

Nirvana: a música que formou a banda

 

Nirvana: a música que formou a banda


Todo início de banda tem um momento marcante que define se o projeto seguirá em frente ou não. Com o Nirvana não foi diferente e esse momento tem nome: Spank Thru.

Kurt Cobain conheceu o Punk Rock por causa de Buzz Osborne, líder da banda Melvins e amigo pessoal do líder do Nirvana. Kurt até tentou entrar para a banda do amigo, mas acabou não sendo aceito. Quis então formar sua própria banda e convidou seu amigo Krist Novoselic para isso.

Krist recusou várias vezes o convite, não sabia se o projeto iria adiante. Porém, quando Kurt mostrou uma demo que gravou com gravador de sua tia Mary, Novoselic se surpreendeu com uma música. A faixa era Spank Thru, música que nunca saiu oficialmente em álbuns do Nirvana, mas que esteve sempre presente em shows e algumas versões ao vivo podem ser encontradas também.

Spank Thru significou para o Nirvana o momento de fazer acontecer, o momento que decidiram levar o projeto a sério. A banda não tinha nome fixo e nem baterista fixo ainda, mas o núcleo firmado em Kurt e Krist seguia ensaiando regularmente e queriam fazer o projeto alcançar o sucesso.

A música começa tranquila e logo ganha a intensidade e agressividade do Punk Rock do Nirvana. O que no início parecia uma baladinha de amor, se mostra um trabalho raivoso, intenso e agressivo; virtudes presentes em toda a obra da banda.

Quando Krist ouviu esse single decidiu aceitar o convite de Kurt e isso foi muito importante para a banda. Ter alguém de confiança e que iria ser seu "braço direito" era o que Cobain precisava para seguir criando novos materiais e lutar pelo sonho de ser músico.

A amizade dos dois seguiu firme até pouco tempo antes de Kurt ir embora. Por questões financeiras que envolviam os direitos criativos da banda, os amigos, antes inseparáveis, passaram a ter um contato mais distante. De qualquer forma, o que a banda fez será eternizado no mundo artístico e no meio musical e Spank Thru sempre será lembrada por ser o início de tudo isso, além de ser uma música bem querida pelos fãs.



Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge





Blog Música Boa





Kuka Web Rádio





APOIO



Helton Professor





Hell Camisetas


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Nirvana: a frase que mudou a história da música

 


Nirvana: a frase que mudou a história da música



Um grupo de amigos estava bebendo no apartamento que o jovem Kurt Cobain dividia com seu baterista, Dave Grohl. Além dos dois, estavam também Tobi Vail e Kathleen Hanna, baterista e vocalista da banda Punk chamada Bikini Kill. Porém, por mais que fosse apenas uma noite comum, uma frase pichada na parede do apartamento foi responsável por mudar a história da música nos anos 90.

Até aquele momento, o Nirvana já havia lançado o trabalho de estreia, o Bleach (1989) e era conhecida na cena underground, mas estava longe de ser um grande sucesso. Por mais que Kurt Cobain tenha relegado o sucesso quando ele chegou, é inegável que o Nirvana foi atrás disso desde o início. A própria troca de gravadora (deixar a Sub Pop e assinar com a Geffen) é um indício disso.

Kurt estava namorando Tobi. Ele não só a namorava como estava completamente apaixonado por ela. O fato de ela ser feminista, ter atitude Punk e ainda ser baterista de uma banda certamente encantou o líder do Nirvana.

Acontece que, mesmo Kurt Cobain sendo conhecido por sua atitude irreverente, ele sempre foi sentimental e bem educado. Kathleen Hanna percebeu isso e, somado ao fato de ele viver abraçado com Tobi e ficar com o cheiro dela nele, Hanna pegou um spray e pichou na parede "Kurt smells like teen spirit".


Quando o músico leu aquilo, achou que era um elogio à sua juventude e sua atitude Punk. Mal sabia ele que era por causa do cheiro do desodorante que Tobi usava, o Teen Spirit.

O líder do Nirvana jurava não saber da existência do desodorante e só descobriu depois o motivo da pichação. Mas, a frase foi extremamente importante não só para a banda, mas também para a música no geral, uma vez que por causa dela Kurt compôs a faixa que elevaria o Nirvana ao sucesso mundial: Smells Like Teen Spirit.

A faixa foi lançada no álbum Nevermind (1991), em setembro de 1991. O single fora lançado algumas semanas antes. O videoclipe passou incessantemente na MTV, fazendo com que a desconhecida banda de Abeerden ganhasse a atenção de todo o mundo.



O single foi o responsável por fazer toda a mídia voltar sua atenção para a cena underground de Seattle. Todo o conceito do mainstream havia se quebrado naquele momento e o Nirvana se tornou a banda mais importante do mundo, tirando até Michael Jackson do topo da Billboard.

A empresa que fabricava o desodorante feminino Teen Spirit ganhou muita divulgação gratuita por causa da música. Anos depois, seu dono conseguiu um bom preço ao vendê-la.

A verdade é que uma simples frase pichada na parede ajudou a mudar a história do mundo da música, principalmente a história de Kurt Cobain e do Nirvana.



Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge





Blog Música Boa





Kuka Web Rádio





APOIO



Helton Professor





Hell Camisetas


 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Breno Dallas: músico lança o single "Bicho Opaco"

 


Breno Dallas: músico lança o single "Bicho Opaco"


O músico Breno Dallas acaba de lançar seu mais novo single. Trata-se da música Bicho Opaco (2025), faixa disponível em todas as plataformas digitais.

Quer ouvir o single já? Basta clicar abaixo!


A música traz uma sonoridade que apresenta referências e influências ligadas ao Post-Punk e também ao Indie Rock. O destaque do som, além da boa letra e boa melodia, fica por conta da ótima linha de baixo que conduz a música. A sonoridade traz referências dos anos 80 e também dos anos 2000. A letra é bem reflexiva e fala sobre você viver e perder seu brilho, perder sua paixão pela vida, seja pela saudade de algo, pela saudade de alguém ou pela falta de propósito.

Além de sua carreira solo, Breno também é vocalista da banda Fino Trapo, projeto de Rock Alternativo com mais de uma década de atividade e que conta com um material bem interessante, também disponível em sua plataforma digital preferida.



Para saber mais sobre a carreira de Breno Dallas, basta clicar nos links abaixo.

Instagram
Spotify


Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA





CURTA E SIGA

Rockstage Brasil



Blog do Helton Grunge





Blog Música Boa





Kuka Web Rádio





APOIO



Helton Professor





Hell Camisetas