Titãs: a banda e o flerte com o Grunge em "Titanomaquia"
A década mais importante para o Rock no Brasil foi a década de 80. Nesse período, grandes bandas surgiram por todo o país. Porém, é inegável que os amantes de Rock achavam estranho quando compravam os discos de suas bandas preferidas e não ouviam aquela intensidade das guitarras igual aos de bandas estrangeiras ou até iguais às das apresentações ao vivo. E isso realmente aconteceu muito no Brasil.
O país não foi moldado pelo Rock, sempre foram outros estilos que ditaram as regras por aqui, principalmente a MPB. Sendo assim, as gravações aqui soavam bem mais amenas do que os shows ou do que as bandas queriam que fosse.
Os Titãs já haviam gravados bons álbuns com bastante intensidade nos anos 80, principalmente trabalhos como Cabeça Dinossauro (1986) e Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987). Mas, mesmo assim, a mixagem desses trabalhos não conseguiu entregar exatamente o que a banda apresentava ao vivo: agressividade.
Com a virada para os anos 90 e o sucesso do Nevermind (1991) do Nirvana tocando em várias rádios no Brasil, bandas daqui começaram a ganhar um respaldo maior para deixarem seus sons mais agressivos. Nessa época, o Barão Vermelho lançou Supermercados da Vida (1992) e Carne Crua (1994) por exemplo. Então, os Titãs vieram com um disco que trouxe uma sonoridade bem intensa e agressiva: o Titanomaquia (1993).
Contando com músicas como Será que é isso que eu necessito, Nem Sempre se pode ser Deus, Hereditário e Disneylândia, esse disco trouxe uma sonoridade que flertava com elementos do som que estava fazendo sucesso nos EUA, principalmente de bandas surgidas do entorno de Seattle. Para que o som trouxesse essa referência mais acentuada, a banda fez a produção com Jack Endino, produtor responsável pelo Bleach (1989) do Nirvana, além de discos do Mudhoney e também do Soundgarden.
O Titanomaquia (1993) não vendeu tanto quanto discos anteriores, mas segue sendo referência para a banda quando estamos falando de sonoridade agressiva. O álbum trouxe uma mixagem bem intensa e mostrou o que a banda era capaz de fazer com uma boa produção. A banda flertou com o Grunge nesse disco e registrou grandes músicas que são referências do estilo até os dias de hoje.
Confira a Playlist BLOG DO HELTON GRUNGE INDICA








.jpg)










