quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Alex Campelo: pianista, organista e gaitista lança álbum ao vivo gravado no Capão Redondo

 

Alex Campelo: pianista, organista e gaitista lança álbum ao vivo gravado no Capão Redondo



Com seu quinteto tributo ao pianista norte americano Thelonious Monk, Alex Campelo tem crescido na cena paulistana de Jazz, apresentando versões das composições de Monk tocadas com uma energia ímpar, acompanhado por músicos excepcionais como Adriano de Lima (saxofone), Cleber Guimarães (guitarra), Renzzo Malone (contrabaixo) e Victor Busquets (bateria), as músicas apresentam influências de Baião, Samba, Reggae, e até Rap.

Este é o primeiro álbum do quinteto, e foi gravado no coletivo NuCapão, um coletivo de artistas independentes, liderado por Beto Silva. Gravado pela Fizz Records, dentre tantas casas renomadas de Jazz em SP, Alex escolheu gravar seu disco na periferia.

“Sou filho de nordestino, meu pai nasceu em 1942, veio para São Paulo na caçamba de caminhão, não terminou o ensino médio, minha mãe nem o fundamental. Cresci em Carapicuíba, um município de renda baixa, morei lá por 34 anos. Faz mais sentido pra mim gravar um disco ao vivo tocando para pessoas com um 'background' parecido com o meu. Sou muito grato aos músicos que tocam comigo por me acompanharem nessa escolha, ao Nucapão e a Fizz Records por apostarem neste trabalho, sem eles, isso não seria possível”.

Alex Campelo


E Alex acertou em cheio, o show foi excepcional, com a casa cheia e um público vibrante. E tudo isso foi registrado no álbum Live in NuCapão (2023), com versões de “Straight no Chaser”, “Well, You Needn’t”, “Monk’s Dream”, “Let’s Cool One” e outras composições de Monk, tocadas com a potência característica do quinteto, com uma cozinha devastadora com Renzzo Malone, Victor Busquets e Cleber Guimarães sempre criando dinâmicas incríveis, e as frases matadoras de Adriano de Lima e Alex Campelo.


Esse é um disco diferenciado, pois quebra uma vertente que existe no mundo do Jazz de hoje: onde o padrão é tocar Jazz para a elite e para quem pode pagar, fazendo gravações em sofisticadas e grandes casas de show. Live in Nucapão (2023) vai contra esta maré, levando Jazz onde não tem, e registrando um disco ao vivo que remete às verdadeiras origens do Jazz e do Blues, onde a música era feita pelos socialmente desfavorecidos.

Live in NuCapão (2023) é um prato cheio para os fãs de Thelonious Monk.



Saiba mais sobre Alex Campelo clicando nos links abaixo.







CURTA E SIGA


Blog do Helton Grunge



Direção Alternativa
(Programa de Web Rádio)



Rock Music Blog



Roadie Metal



Bloody Mary



Marã Música




Blog Música Boa





Kuka Web Rádio




Web Rádio Rock Freeday


APOIO



Helton Professor




GALERIA ALTERNATIVA



Hell Camisetas


Nenhum comentário:

Postar um comentário